Fogazza Frita na AirFryer
Amo Fogazza, é um dos meus quitutes italianos favoritos, mas confesso que há um bom tempo não fazia, pois fazia no óleo, então resolvi testar minha receita de antes na AirFryer, e o resultado foi excelente, uma massa perfeita, saborosa e sequinha, nada de massa engordurada!
Vou ensinar como fazer com o recheio mais tradicional e que é o meu preferido, mas vocês podem fazer com os recheios que desejarem.
Ingredientes:
1 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico (pode ser o seco ou o fresco)
Recheio:
300gr de muçarela ralada, triturada ou picadinha
1/2 xícara de tomates sem sementes cortado em cubinhos pequenos
1 colher de sopa de manjericão fresco
Para preparar a massa é bem simples, basta misturar todos os ingredientes e amassar até ficar uma massa uniforme e macia, depois coloque em uma tigela e cubra com um pano ou plástico e deixe descansar por 20 minutos. Após passado o tempo de descanso da massa, unte uma superfície lisa com óleo ou azeite e coloque a massa, divida em 7 partes e faça uma bolinha com cada parte de massa.
Agora vamos modelar! Basta pegar uma bolinha de massa e ir achatando e apertando sobre a superfície com óleo ou azeite, ela escorregará a abrirá facilmente, sem precisar de rolo, só na mão mesmo, depois coloque o recheio, dobre ao meio e feche as bordas apertando com um garfo dos dois lados da fogazza para que ela não abra ao fritar.
Coloque duas fogazzas na cesta da AirFryer por vez, programe por 8 minutos à 200º, quando o tempo terminar retire as fogazzas da AirFryer e repita o processo com as restantes até acabar.
Rendimento: 7 unidades
Congelamento: Você pode mantes as fogazzas ainda cruas na geladeira e depois preparar na AirFryer na hora que desejar, duram até 3 dias desta forma. Também pode assar e depois congelar, e quando der vontade basta aquecer novamente e consumir.
Dicas: Substitua o recheio pelo que desejar. Você também pode fazer fogazzas menores ao seu gosto.
Mauricio parabéns pelo blog, suas receitas são divinas, testo sempre que possível. Nessa receita será que dá certo usar farinha integral ou de aveia, algo do tipo?
ResponderExcluirObrigado Janaina! Essa minha receita é tradicional italiana, só faço assim, qualquer modificação só testando e provavelmente não ficará igual, mesmo ficando boa rs
ResponderExcluirA cara tá ótima
ResponderExcluirNão é só a cara rs... o sabor fica muito bom!
ResponderExcluirFiz a receita, só alterei um pouco a massa colocando um ovo. Ficou muito muito boa! Parabens!
ResponderExcluirOlá Maurício... Acabei de saborear as Fogazzas, ficaram maravilhosas, massa excelente!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado Tania!
ResponderExcluirOlá Mauricio, acabei de fazer as fogassas, ficaram ótimas, a massa é excelente, todos adoraram. Abraços Lourdes
ResponderExcluirObrigado Lourdes, que bom que gostou! ;)
ResponderExcluirSerá que posso usar o ciclo massa da maquina de pão?
ResponderExcluirSim Thiago, com certeza!
ResponderExcluirOi Maurício, compartilhei sua receita da Fogazza no face com "Doidas pela Airfryer" com minhas fotos a uns dias atras e hj editei e coloquei o link do seu blog... ;)
ResponderExcluirObrigado Tania, vc é massa!
ResponderExcluirOlá, queria saber se dá para substituir o fermento pelo químico.
ResponderExcluirNão Ju, fermento químico funciona de um jeito e o fermento biológico de outro, nunca um poderá substituir o outro em uma receita.
ResponderExcluirEsqueci de contar que ficou ótimo \o/
ResponderExcluirOi Mauricio,posso fazer a massa na máquina de pão e depois fritar na AF?
ResponderExcluirSim Monica, pode sim.
ExcluirMauricio, quanto usa de fermento fresco ??
ResponderExcluircomo está na receita, 2 colheres.
ExcluirOlá Mauricio, vou fazer este final de semana mais... estou achando que é pouco liquido para a quantidade de farinha! Geralmente faço a massa de pizza e leva 60% de liquidos sobre a quantidade de farinha.
ResponderExcluirOlá Sergio, poe fazer tranquilamente, vc já deve ter visto lá no grupo inclusive varias pessoas que já fizeram, é uma receita que faço faz anos rs... em massas geralmente é o triplo de farinha em relação aos líquidos.
ExcluirQue receita maravilhosa ,vou fazer!!
ResponderExcluirQuais outros recheios posso fazer para variar adoro fogazza.
ResponderExcluirDo que vc imaginar, não tem limites rs
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirQual a marca da sua air flyer?
Mondial.
ExcluirBoa tarde Maurício, parabéns pelo blog. Aqui em casa tem farinha de trigo já com fermento, então gostaria de saber se posso usar ela nessa receita?
ResponderExcluirOlá. Não, farinha com fermento é farinha + fermento químico, aquele em pó para bolos, e aqui neste receita é fermento biológico, o de pães.
ExcluirSimplesmente divina !!!!!!!
ResponderExcluirSensacional!
ResponderExcluirDeu super certo!
Parabéns pelo blog.
Gente que massa maravilhosa! Ficou perfeito.... Parabéns mais uma vez 🎶🎶
ResponderExcluirAmei!! Primeira vez que fiz, ficou perfeita!!!
ResponderExcluirMaurício amamos tdo que vc faz. Meu marido elogia e fala q esse sabe o que está fazendo,pois testa tudo antes de postar as receitas maravilhosas. Fizemos ontem a Fogazza e foi mais um sucesso!!!! Parabéns!!! Somos seus fãs!!!💕👏👍🌹💋🙏
ResponderExcluir