Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Bolo de Mandioca / Aipim na AirFryer

Maurício Rodrigues 0 Comentários


Essa é a minha receita mais amada de bolo de mandioca, que já sabemos ser conhecida por diversos nomes diferentes pelo nosso Brasil e pelo mundo, como aipim, macaxeira, dentre outros.
Assim como a mandioca recebe diversos nomes, também existem infinitas versões de bolos feitos com ela, sempre muito saborosos, mas esta é uma versão simples, um bolo mais fofinho, úmido e perfeito para o café ou lanche!




Ingredientes:
300g de mandioca descascada e cortada em pedaços pequenos
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
2 ovos
5 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de coco fresco ou seco
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos

É importante pesar a mandioca apenas após retirar a casca e aquele miolo fibroso dela, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador juntamente com o leite e o açúcar e bata bem, bata bastante mesmo, até praticamente não ver mais pedacinhos da mandioca.
Adicione os ovos e a manteiga e bata mais um pouco, depois o coco fresco e bata mais até ficar em pedacinhos bem pequenos. Se preferir poderá usar o coco ralado fresco ou seco, neste caso bata pouco após adicioná-lo, e se for o seco pode hidratar com 3 a 5 colheres de água antes de adicionar no liquidificador para não interferir na textura do bolo.
Adicione a farinha e bata rapidamente, apenas para misturar, e por último o fermento, usando apenas a função de pulsar ou em velocidade baixa, apenas para misturar também.




Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para a AirFryer já pré-aquecida em 180º por 25 a 30 minutos, até o bolo ficar dourado e bem assado. Faça um teste espetando um palito no bolo, se sair limpo está assado, se sair com massa crua precisará assar por mais tempo.
Quando o bolo estiver pronto deixe ao menos amornar antes de cortar e servir.

Rendimento: 12 porções.

Armazenamento: Após frio em pote fechado por até 2 dias. Na geladeira por até 5 dias. Congelado por até 3 meses.

Dicas: Se preferir poderá fazer este bolo sem o coco ralado, mas recomendo que prove com o coco, combina muito e fica maravilhoso!

0 comentários:

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: